Crush All Tyranny: Crust Punk, a mulher no underground e a luta contra as opressões
Banda de Crust Punk de São Paulo
Hendrix War — Eu sempre peço uma apresentação…
Rasika Riot — Crush All Tyranny é uma banda Crust antifascista formada em São Paulo, no ano de 2016. Foi fundada pelo integrante Suka e nessa época a formação era totalmente diferente e foi bem breve. Após um período inativa, a banda retomou suas atividades em 2019 com a Rasika (vocal), Amanda (baixo), Deda (guitarra) e Suka (bateria). A banda aborda temas que envolvem relações estruturais de poder, como machismo, sexismo, racismo, homofobia e especismo. Em Fevereiro de 2020 lançamos o nosso EP, contendo 9 músicas autorais e 1 cover da icônica banda inglesa de crust, DOOM. O EP é em formato de CD e vem de brinde um patch na cor à sua escolha (branco, vermelho, amarelo, rosa ou azul).
Hendrix War — Sobrevivendo no Brasil das incertezas?
Rasika Riot — Sim, infelizmente estamos passando por diversas situações em nosso governo que culminam pra um futuro incerto, sombrio e assustador.
Hendrix War — Crush All Tyranny: esmagar toda a tirania?
Rasika Riot — Isso! O nome da banda é um protesto que ressalta a importância de acabar com toda a tirania como machismo, racismo, sexismo, homofobia, especismo e qualquer relação de poder.
Hendrix War — O EP Crush All Tyranny, lançado em 2020, contém faixas como Decadência Ocidental, Futuro Devastado e Marfim, Ouro e Borracha. Presente e futuro sombrios?
Rasika Riot — São músicas criadas pensando na nossa realidade e dia a dia sobre as notícias e experiências vividas por cada um de nós, então sim, são músicas inspiradas em um presente sombrio e com uma visão mais realista levando em consideração os fatos do governo atual e como ele lida com situações emergentes.
Hendrix War — Principais influências.
Rasika Riot — Detestation, Torso, Disrupt, Wolfbrigade, Anti-Cimex, Doom, Lobotomia, Warkrust, entre outras bandas maravilhosas
Hendrix War — Principais obstáculos.
Rasika Riot — Atualmente lidamos com a principal dificuldade de sobreviver no underground, como por exemplo bancarmos gravações, criarmos material interativo, disponibilidade de locais para apresentações, equipamentos entre outros…
Hendrix War — Amerikkka, single de 2021. Racismo e medo?
Rasika Riot — É nítido que o Brasil sempre foi um país racista, homofóbico, preconceituoso e pouco acolhedor a estrangeiros de etnias não americanizadas, isso entrou mais em evidência com a ascenção do atual governo e consequentemente o assassinato de Mariele, Moise, Joao Alberto e tantos outres nomes…
Hendrix War — A mulher e o underground.
Rasika Riot — É sempre mais difícil a conquista de espaços pelo público feminino em diversas áreas e no o underground não é diferente, apesar de muitas mulheres lutarem contra essa equação se tornando forte presença nas cenas com a formação de bandas, merch e arte, ainda me deparo com alguns posicionamentos machistas e homofóbicos na cena sobre por exemplo que mulher não sabe fazer um vocal extremo ou o que o ideal seríamos tocar de “tal” maneira, a questão do assédio é sutil mas presente também. O “precisar” provar constantemente algo sem dúvida é o que mais me incomoda…
Hendrix War — A mulher no Brasil de Bolsonaro.
Rasika Riot — A mulher no Brasil de Bolsonaro deve ser casta, do lar, voltada totalmente pra questões que fortaleçam o sistema patriarcal. Todes as outres que não sigam esse modelo correm perigo… O Brasil é um dos países aonde o feminicídio é presente e urgente!
Hendrix War — Tendências reacionárias no underground.
Rasika Riot — Shows com um forte posicionamento político tem ganhado força, posso observar que o movimento antifascista nunca fez tanto sentido para o underground que em sua maioria ainda é mal visto pelo resto da população
Hendrix War — Uma artista.
Rasika Riot — Kathleen Hanna, vocalista do Bikini Kill banda nos anos 90, Riot Grrrl, feminista, escritora de fanzines cuja a banda causou uma ruptura estrutural na cena musical machista da época. Kathleen, sabendo disso, durante os shows sempre pedia pro público masculino se afastar, deixando espaço para as mulheres verem o show de perto e em segurança
Hendrix War — Um álbum.
Rasika Riot — Detestation, Back from the dead. É um álbum que nós da C.A.T nos inspiramos muito no início da banda pra nos acharmos musicalmente, sem contar que tem uma qualidade sensacional e energética!
Hendrix War — Shows, eventos…
Rasika Riot — Temos uma agenda para os próximos meses, todos no estado de São Paulo.
07 de maio — Praia Grande
08 de maio — Vila Curuça (Projeto Cultural)
15 de maio — Caveira Rock Jandira
21 de maio — Bomber
05 de junho — Depois do fim do mundo
16 de julho — Sotao Pirituba
23 de julho — Women N Crus
Quem quiser nos chamar pra uma gig, conhecer a banda é só seguir a gente no Instagram @crush_all_tyranny
Obrigada pela oportunidade!